Projeto idealizado por Breno Garibalde oferece serviços para pets em Aracaju
- Breno Mendonca

- 4 de nov.
- 2 min de leitura

O último sábado, 1 de novembro, foi de cuidado e solidariedade para tutores e animais de estimação no bairro Porto D’antas. A comunidade recebeu a 1ª edição do Projeto Bicho Feliz, uma iniciativa do vereador Breno Garibalde, em parceria com a ativista da causa animal Layse Santiago, que reuniu diversos serviços gratuitos voltados à causa animal.
A ação aconteceu na Associação de Moradores do bairro Porto D’antas e contou com consultas veterinárias, vermifugação e vacinação antirrábica — fornecidas e aplicadas pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde —, além de cadastros para castração, realizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Aju Animal.
Para o vereador Breno Garibalde, o projeto é um exemplo de como parcerias podem fortalecer a causa animal e aproximar o poder público das comunidades.

“A 1ª edição do Projeto Bicho Feliz foi um sucesso. A comunidade participou em peso, levando seus bichinhos para atendimento veterinário. Quero agradecer à dona Lídia, que abriu as portas da associação; aos veterinários e veterinárias que estiveram conosco; à ativista Layse Santiago, uma das idealizadoras da ação; e às equipes da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que levaram seus serviços ao Porto D’antas. Que Aracaju um dia seja exemplo de políticas públicas efetivas para a causa animal!”, destacou o parlamentar.
A idealizadora Layse Santiago ressaltou a importância de ações como o Bicho Feliz, especialmente em regiões onde o acesso ao atendimento veterinário ainda é limitado.
“A realização de eventos como o Bicho Feliz é muito importante, porque sabemos que há uma deficiência do poder público, tanto em nível municipal quanto estadual. Sergipe começa agora a se tornar referência na causa animal, e quanto mais projetos como esse acontecerem, melhor. Os animais são seres sencientes, sentem fome, sede e frio, e muitos tutores ou protetores não têm condições de arcar com esses cuidados. Por isso, quando temos atendimento veterinário gratuito, vermifugação e vacina, é de extrema importância para a população animal da região”, afirmou.
Moradora do bairro e tutora de um cão, Ângela Ramos aproveitou a oportunidade para buscar atendimento para o seu pet. “Ações como essa são muito importantes, porque representam uma oportunidade para quem não tem condições de pagar um veterinário. Meu cachorro estava com dificuldade de se alimentar e, hoje, consegui atendimento gratuito e de qualidade. Parabéns à organização e ao vereador Breno, estava tudo muito bem organizado”, relatou.
Texto: Nayana Araujo Foto: Patrícia Martins





Comentários